Glossário das Nutricionistas

Se você fica perdido com os termos técnicos utilizados na área de Nutrição, dê uma olhada na lista abaixo e saiba o significado de vários deles:

ADITIVOS

Substâncias adicionadas nos alimentos a fim de preservá-los por mais tempo. É o mesmo que conservantes.

ALIMENTOS DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO

Aqueles que são rapidamente absorvidos pelo corpo, incluindo carboidratos refinados, pobres em fibras. Eles estimulam o acúmulo de gorduras.

ALIMENTOS DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Aqueles que são absorvidos lentamente pelo corpo, incluindo alimentos integrais, ricos em fibras, que não provocam altos níveis de glicose no sangue.

ALIMENTOS CONTAMINADOS

Aqueles que entram em contato com micro-organismos nocivos à saúde, mas que não apresentam cheiro, gosto ou aparência diferentes do normal.

ADITIVOS

Substâncias adicionadas nos alimentos a fim de preservá-los por mais tempo. É o mesmo que conservantes.

ALIMENTOS DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO

Aqueles que são rapidamente absorvidos pelo corpo, incluindo carboidratos refinados, pobres em fibras. Eles estimulam o acúmulo de gorduras.

ALIMENTOS DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Aqueles que são absorvidos lentamente pelo corpo, incluindo alimentos integrais, ricos em fibras, que não provocam altos níveis de glicose no sangue.

ALIMENTOS ESTRAGADOS

Alimentos antes contaminados, mas que agora apresentam cheiro, gosto e aparência modificados por causa da multiplicação dos micro-organismos.

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Aqueles que são ricos em vitaminas e minerais, e ainda possuem nutrientes que auxiliam o corpo a prevenir e tratar certas doenças.

ALIMENTOS INTEGRAIS

São inteiros, mantêm todos os componentes originais e não passam por nenhum processo de refinamento. Contam com nutrientes fundamentais para o funcionamento ideal do corpo.

ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

Alimentos que, em temperatura ambiente, duram bastante tempo.

ALIMENTOS CONTAMINADOS

Aqueles que entram em contato com micro-organismos nocivos à saúde, mas que não apresentam cheiro, gosto ou aparência diferentes do normal.

ALIMENTOS ESTRAGADOS

Alimentos antes contaminados, mas que agora apresentam cheiro, gosto e aparência modificados por causa da multiplicação dos micro-organismos.

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Aqueles que são ricos em vitaminas e minerais, e ainda possuem nutrientes que auxiliam o corpo a prevenir e tratar certas doenças.

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Aqueles que não recebem agrotóxicos ou quaisquer substâncias durante o plantio e cultivo. Nesse processo, é priorizado a harmonia com a natureza.

ALIMENTOS PERECÍVEIS

Alimentos que, em temperatura ambiente, acabam estragando rapidamente.

ALIMENTOS REFINADOS

Aqueles que passam por processo que retira alguns componentes e, consequentemente, parte dos nutrientes, deixando-os pobres em termos nutricionais. Um exemplo são os cereais brancos (farinha, arroz...).

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Aqueles capazes de aumentar o gasto de energia pelo organismo e impulsionar a queima de gorduras. Precisam ser aliados com a prática de exercícios físicos para ter efeito.

ALIMENTOS INTEGRAIS

São inteiros, mantêm todos os componentes originais e não passam por nenhum processo de refinamento. Contam com nutrientes fundamentais para o funcionamento ideal do corpo.

ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

Alimentos que, em temperatura ambiente, duram bastante tempo.

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Aqueles que não recebem agrotóxicos ou quaisquer substâncias durante o plantio e cultivo. Nesse processo, é priorizado a harmonia com a natureza.

ALIMENTOS PERECÍVEIS

Alimentos que, em temperatura ambiente, acabam estragando rapidamente.

ALIMENTOS REFINADOS

Aqueles que passam por processo que retira alguns componentes e, consequentemente, parte dos nutrientes, deixando-os pobres em termos nutricionais. Um exemplo são os cereais brancos (farinha, arroz...).

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Aqueles capazes de aumentar o gasto de energia pelo organismo e impulsionar a queima de gorduras. Precisam ser aliados com a prática de exercícios físicos para ter efeito.

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Alimentos que sofrem mudanças genéticas, a fim de obter determinadas características.

ANTIOXIDANTES

Componentes presentes em certos alimentos que auxiliam o organismo a impedir a ação das toxinas, principalmente os radicais livres. Promovem longevidade e reduzem as chances de formação de doenças.

AÇÚCAR DEMERARA

Intermediário entre o açúcar mascavo e o cristal, passa por processo leve de refinamento, recebendo quase nenhum ou nenhum aditivo químico.

CALORIA

A quantidade de calor/energia contida nos alimentos. As calorias, porém, não têm relação com o alimento ser saudável ou não, pois todos os alimentos possuem calorias.

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Alimentos que sofrem mudanças genéticas, a fim de obter determinadas características.

ANTIOXIDANTES

Componentes presentes em certos alimentos que auxiliam o organismo a impedir a ação das toxinas, principalmente os radicais livres. Promovem longevidade e reduzem as chances de formação de doenças.

AÇÚCAR DEMERARA

Intermediário entre o açúcar mascavo e o cristal, passa por processo leve de refinamento, recebendo quase nenhum ou nenhum aditivo químico.

CARBOIDRATOS

Molécula que serve de combustível para o corpo, funcionando como reserva de energia. É essencial para o organismo.

CATABOLISMO

Ocorre em jejum prolongado, quando a reserva de glicose acaba e o corpo utiliza, então, as proteínas presentes nos músculos para transformar em energia. Resulta em perda de massa magra.

COLESTEROL HDL

De alta densidade, é considerado o ''colesterol bom'', pois ajuda a desobstruir as artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

COLESTEROL LDL

De baixa densidade, é conhecido como o ''colesterol ruim'', que tem a tendência de se alojar nas artérias, aumentando o risco de doenças do coração.

CALORIA

A quantidade de calor/energia contida nos alimentos. As calorias, porém, não têm relação com o alimento ser saudável ou não, pois todos os alimentos possuem calorias.

CARBOIDRATOS

Molécula que serve de combustível para o corpo, funcionando como reserva de energia. É essencial para o organismo.

CATABOLISMO

Ocorre em jejum prolongado, quando a reserva de glicose acaba e o corpo utiliza, então, as proteínas presentes nos músculos para transformar em energia. Resulta em perda de massa magra.

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS

A falta de determinados nutrientes no corpo da pessoa, podendo causar alguns problemas de saúde.

DIET

Alimentos isentos de algum ingrediente, como, por exemplo, açúcar, sal ou gordura. Indicado para dietas restritivas por intolerância ou doença.

DIETA

Conjunto de alimentos e líquidos consumidos com frequência em determinado tempo por uma pessoa.

ENERGIA

Capacidade que o corpo tem de realizar uma ação ou trabalho. É obtida por meio dos alimentos, em forma de calorias.

COLESTEROL HDL

De alta densidade, é considerado o ''colesterol bom'', pois ajuda a desobstruir as artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

COLESTEROL LDL

De baixa densidade, é conhecido como o ''colesterol ruim'', que tem a tendência de se alojar nas artérias, aumentando o risco de doenças do coração.

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS

A falta de determinados nutrientes no corpo da pessoa, podendo causar alguns problemas de saúde.

DIET

Alimentos isentos de algum ingrediente, como, por exemplo, açúcar, sal ou gordura. Indicado para dietas restritivas por intolerância ou doença.

DIETA

Conjunto de alimentos e líquidos consumidos com frequência em determinado tempo por uma pessoa.

ENERGIA

Capacidade que o corpo tem de realizar uma ação ou trabalho. É obtida por meio dos alimentos, em forma de calorias.

FIBRAS DIETÉTICAS

Fibras de origem vegetal que não são digeridas pelo organismo, passam direto pelo sistema digestivo, mas ajudam a acelerar o trabalho do intestino.

FIBRA INSOLÚVEL

Fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.

FIBRA SOLÚVEL

Fibras que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, além de causar sensação de saciedade.

FLAVONOIDES

Compostos encontrados em plantas, frutas e vegetais, conferindo pigmentação a eles. Oferecem diversos benefícios à saúde.

FIBRAS DIETÉTICAS

Fibras de origem vegetal que não são digeridas pelo organismo, passam direto pelo sistema digestivo, mas ajudam a acelerar o trabalho do intestino.

FIBRA INSOLÚVEL

Fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.

FIBRA SOLÚVEL

Fibras que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, além de causar sensação de saciedade.

FLAVONOIDES

Compostos encontrados em plantas, frutas e vegetais, conferindo pigmentação a eles. Oferecem diversos benefícios à saúde.

FOSFOLIPÍDIOS

Lipídios que possuem fósforo no lugar de um dos ácidos graxos. Faz parte da composição das células do corpo.

GLÚTEN

Proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio e a cevada.

FOSFOLIPÍDIOS

Lipídios que possuem fósforo no lugar de um dos ácidos graxos. Faz parte da composição das células do corpo.

GLÚTEN

Proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio e a cevada.

GORDURAS

Substâncias de origem animal ou vegetal, compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Não são solúveis em água. Em quantidade ideal, são necessárias para o funcionamento do corpo. O mesmo que lipídio.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

É o famoso IMC, no qual é feita a relação entre peso e altura. Os resultados podem indicar que uma pessoa está abaixo do peso, com peso ideal, sobrepeso ou obesidade.

GORDURAS

Substâncias de origem animal ou vegetal, compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Não são solúveis em água. Em quantidade ideal, são necessárias para o funcionamento do corpo. O mesmo que lipídio.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

É o famoso IMC, no qual é feita a relação entre peso e altura. Os resultados podem indicar que uma pessoa está abaixo do peso, com peso ideal, sobrepeso ou obesidade.

INDUSTRIALIZADOS

Alimentos que passam por algum processo industrial em que há adição de substâncias de diversos tipos e que possuem diferentes objetivos, tais como colorização, aromatização e aumento do tempo de conservação.

INDUSTRIALIZADOS

Alimentos que passam por algum processo industrial em que há adição de substâncias de diversos tipos e que possuem diferentes objetivos, tais como colorização, aromatização e aumento do tempo de conservação.

LACTOSE

Açúcar presente no leite e derivados de leite.

LECITINA

Substância fosfolipídica produzida pelo fígado e encontrado também em alguns alimentos. Faz parte da composição das células.

LIGHT

Característica associada a combinações de alimentos que possuem quantidades menores de calorias, pelo menos 25% a menos que os alimentos convencionais.

LACTOSE

Açúcar presente no leite e derivados de leite.

LECITINA

Substância fosfolipídica produzida pelo fígado e encontrado também em alguns alimentos. Faz parte da composição das células.

LIGHT

Característica associada a combinações de alimentos que possuem quantidades menores de calorias, pelo menos 25% a menos que os alimentos convencionais.

MACRONUTRIENTES

Os nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo, tais como carboidratos, lipídios e proteínas. Precisam ser ingeridos em maior quantidade.

MASSA MAGRA

A massa muscular, obtida por meio de hipertrofia (ou aumento) dos músculos. Normalmente obtida pela musculação.

MASSA GORDA

A gordura existente no corpo, necessária em quantidades ideais e desnecessária em excesso.

METABOLISMO

Processo no qual o organismo transforma os alimentos em energia.

MACRONUTRIENTES

Os nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo, tais como carboidratos, lipídios e proteínas. Precisam ser ingeridos em maior quantidade.

MASSA MAGRA

A massa muscular, obtida por meio de hipertrofia (ou aumento) dos músculos. Normalmente obtida pela musculação.

MASSA GORDA

A gordura existente no corpo, necessária em quantidades ideais e desnecessária em excesso.

METABOLISMO

Processo no qual o organismo transforma os alimentos em energia.

MICRONUTRIENTES

Os nutrientes secundários para o funcionamento do organismo, mas que também são importantes, tais como minerais e vitaminas.

MINERAIS

Possuem as funções de proteger as células e dar resistência aos dentes, ossos e pele. Os minerais tem outros papeis fundamentais, auxiliando órgãos como coração, músculos, sistema reprodutor e muito mais.

MICRONUTRIENTES

Os nutrientes secundários para o funcionamento do organismo, mas que também são importantes, tais como minerais e vitaminas.

MINERAIS

Possuem as funções de proteger as células e dar resistência aos dentes, ossos e pele. Os minerais tem outros papeis fundamentais, auxiliando órgãos como coração, músculos, sistema reprodutor e muito mais.

NATURALISTA

Dieta que prioriza a comida no estado natural, incluindo alimentos orgânicos e crus. Os adeptos não ingerem alimentos processados e/ou refinados.

NUTRIENTES

Compostos alimentares essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos. São eles: água, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais.

NATURALISTA

Dieta que prioriza a comida no estado natural, incluindo alimentos orgânicos e crus. Os adeptos não ingerem alimentos processados e/ou refinados.

NUTRIENTES

Compostos alimentares essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos. São eles: água, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais.

NUTRIENTES ESSENCIAIS

Aqueles que o corpo não é capaz de produzir, por isso precisa ser obtido por meio dos alimentos.

NUTRIENTES ESSENCIAIS

Aqueles que o corpo não é capaz de produzir, por isso precisa ser obtido por meio dos alimentos.

OBESIDADE

Situação de quem tem IMC igual ou maior que 30 kg/m².

OVO-LACTO VEGETARIANOS

Pessoas que excluem todos os tipos de carne (vermelhas e brancas) da dieta, mas ingerem ovo, leite e derivados.

PORÇÃO

Quantidade de determinado alimento, que varia de um para outro.

OBESIDADE

Situação de quem tem IMC igual ou maior que 30 kg/m².

OVO-LACTO VEGETARIANOS

Pessoas que excluem todos os tipos de carne (vermelhas e brancas) da dieta, mas ingerem ovo, leite e derivados.

PORÇÃO

Quantidade de determinado alimento, que varia de um para outro.

PORÇÃO NUTRICIONAL

Quantidade recomendada de determinado alimento, calculada a partir das calorias contidas neles. Cada nutricionista define a quantidade, levando em consideração o tipo de dieta.

PROTEÍNAS

Substâncias compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. É um dos nutrientes principais para o bom funcionamento do corpo.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS

A quantidade ideal de nutrientes e calorias que devem ser ingeridos diariamente.

REFEIÇÃO

Momento dedicado à alimentação por meio de porções ingeridas durante o dia.

PORÇÃO NUTRICIONAL

Quantidade recomendada de determinado alimento, calculada a partir das calorias contidas neles. Cada nutricionista define a quantidade, levando em consideração o tipo de dieta.

PROTEÍNAS

Substâncias compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. É um dos nutrientes principais para o bom funcionamento do corpo.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS

A quantidade ideal de nutrientes e calorias que devem ser ingeridos diariamente.

REFEIÇÃO

Momento dedicado à alimentação por meio de porções ingeridas durante o dia.

SACIEDADE

Sensação de quando o apetite está satisfeito.

SOBREPESO

Situação de quem tem IMC entre 25 e 30 kg/m².

SACIEDADE

Sensação de quando o apetite está satisfeito.

SOBREPESO

Situação de quem tem IMC entre 25 e 30 kg/m².

SUPLEMENTAÇÃO

Maneira complementar de obter certos nutrientes que estão em falta no organismo, ingeridos em forma de comprimidos, pílulas, fórmulas ou em pó.

TRIGLICERÍDEOS OU TRIGLICÉRIDES

As principais gorduras presentes no corpo, que podem ser obtidas por meio da alimentação e da produção pelo fígado. São prejudiciais em excesso.

SUPLEMENTAÇÃO

Maneira complementar de obter certos nutrientes que estão em falta no organismo, ingeridos em forma de comprimidos, pílulas, fórmulas ou em pó.

TRIGLICERÍDEOS OU TRIGLICÉRIDES

As principais gorduras presentes no corpo, que podem ser obtidas por meio da alimentação e da produção pelo fígado. São prejudiciais em excesso.

VEGETARIANOS

Pessoas que excluem da dieta a carne, o ovo e o leite, assim como os derivados de cada um.

VEGANOS

Pessoas que exclui da dieta todo o tipo de alimento que possa causar sofrimento aos animais, como carne, ovos, laticínios e mel.

VITAMINAS

Compostos alimentares orgânicos fundamentais que possuem diversas funções, entre elas a de ajudar a proporcionar bem-estar físico e mental. São encontradas principalmente em frutas, legumes e verduras.

VEGETARIANOS

Pessoas que excluem da dieta a carne, o ovo e o leite, assim como os derivados de cada um.

VEGANOS

Pessoas que exclui da dieta todo o tipo de alimento que possa causar sofrimento aos animais, como carne, ovos, laticínios e mel.

VITAMINAS

Compostos alimentares orgânicos fundamentais que possuem diversas funções, entre elas a de ajudar a proporcionar bem-estar físico e mental. São encontradas principalmente em frutas, legumes e verduras.