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Controle a vontade de comer doces

Os doces são uma das maiores tentações que existem na vida das pessoas, principalmente daquelas que estão fazendo alguma dieta ou reeducação alimentar. Eles são geralmente associados com baixas concentrações de serotonina, o neurotransmissor que regula, entre outras coisas, o apetite. Essa vontade, que pode se tornar uma obsessão, pode ser controlada se as seguintes dicas forem adotadas:

Concentre-se nos seus objetivos: levar uma vida mais saudável, emagrecer, cortar o vício. Assim ficará mais fácil dizer não aos doces.

Não os elimine completamente da alimentação, a melhor coisa a fazer é reduzir o consumo gradualmente até conseguir atingir a meta desejada.

Difícil resistir a um docinho? Prefira a sobremesa do almoço. Neste período o doce engorda menos, pois é digerido com a ajuda das fibras consumidas nos pratos anteriores.

Controle a vontade de comer doces
Controle a vontade de comer doces

Concentre-se nos seus objetivos: levar uma vida mais saudável, emagrecer, cortar o vício. Assim ficará mais fácil dizer não aos doces.

Não os elimine completamente da alimentação, a melhor coisa a fazer é reduzir o consumo gradualmente até conseguir atingir a meta desejada.

Difícil resistir a um docinho? Prefira a sobremesa do almoço. Neste período o doce engorda menos, pois é digerido com a ajuda das fibras consumidas nos pratos anteriores.

Controle a vontade de comer doces

O chocolate meio amargo em pequenos pedaços e o chiclete sem açúcar são opções para quem não passa uma tarde sem comer doces.

Substitua bolos, tortas e outros doces calóricos por frutas secas ou frescas, iogurtes light, ou barrinhas de cereais.

Não belisque entre uma refeição e outra.

Encontre alguém (amiga, namorado, marido, colega de trabalho) para dividir a sobremesa.

Controle a vontade de comer doces

O chocolate meio amargo em pequenos pedaços e o chiclete sem açúcar são opções para quem não passa uma tarde sem comer doces.

Substitua bolos, tortas e outros doces calóricos por frutas secas ou frescas, iogurtes light, ou barrinhas de cereais.

Não belisque entre uma refeição e outra.

Encontre alguém (amiga, namorado, marido, colega de trabalho) para dividir a sobremesa.

Faça três refeições grandes e um pequeno lanche entre cada uma delas. Desta maneira, os níveis glicêmicos são controlados e a fome diminui.

Não pule refeições. Caso contrário, o organismo realiza um gasto calórico menor, poupa gordura e aumenta a produção de hormônios relacionados à fome.

Não carregue doces na bolsa e não os guarde em casa ou no escritório. A facilidade de tê-los por perto induz ao vício.

Reduza o consumo de refinados, eles aumentam o desejo por consumo de açúcar.

Controle a vontade de comer doces
Controle a vontade de comer doces

Faça três refeições grandes e um pequeno lanche entre cada uma delas. Desta maneira, os níveis glicêmicos são controlados e a fome diminui.

Não pule refeições. Caso contrário, o organismo realiza um gasto calórico menor, poupa gordura e aumenta a produção de hormônios relacionados à fome.

Não carregue doces na bolsa e não os guarde em casa ou no escritório. A facilidade de tê-los por perto induz ao vício.

Reduza o consumo de refinados, eles aumentam o desejo por consumo de açúcar.

Controle a vontade de comer doces

Controlar suas emoções. Já percebeu que quando estamos tristes, chateados e infelizes, ficamos mais propensos a ingerir açúcar? Procure ajuda de um psicólogo, converse com um amigo, se distraia, mas evite as doces tentações!

Evite passar na frente de estabelecimentos que vendam seu doce preferido. É possível que a pessoa nem esteja com vontade, mas é só passar perto do lugar que a lembrança do sabor do doce magicamente aparece.

Prepare os doces em casa e procure receitas que peçam menores quantidades de açúcar.

Controle a vontade de comer doces

Controlar suas emoções. Já percebeu que quando estamos tristes, chateados e infelizes, ficamos mais propensos a ingerir açúcar? Procure ajuda de um psicólogo, converse com um amigo, se distraia, mas evite as doces tentações!

Evite passar na frente de estabelecimentos que vendam seu doce preferido. É possível que a pessoa nem esteja com vontade, mas é só passar perto do lugar que a lembrança do sabor do doce magicamente aparece.

Prepare os doces em casa e procure receitas que peçam menores quantidades de açúcar.

Em vez de deixar as sobras de doces na geladeira, prefira separar em pequenas porções e guardá-las no congelador.

Beba bastante água, escove os dentes após as refeições e pratique exercícios. Todos esses itens, além de saudáveis, colaboram para o sucesso do controle da vontade por doces.

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