Blog > Dicas Práticas

Diferenças entre intolerância alimentar e alergia alimentar

Diferenças entre intolerância alimentar e alergia alimentar
Diferenças entre intolerância alimentar e alergia alimentar

Apesar de ambas causarem reações após a ingestão de certos alimentos, a intolerância alimentar não é a mesma coisa que alergia alimentar. A seguir, listamos as diferenças entre elas:

Intolerância alimentar

A causa da intolerância alimentar é a carência de enzimas que processam determinado nutriente presente no alimento, dificultando, portanto, o trabalho do aparelho digestivo. A pessoa, então, sente dores de barriga, gases, enjoos, diarreia, entre outros sintomas, que não são instantâneos, aparecem horas depois. Com moderação e, é claro, orientação nutricional, é possível manter o alimento na dieta.

Alergia alimentar

O corpo de quem possui alguma alergia alimentar rejeita completamente o alimento em questão, encarando-o como inimigo. Na tentativa de expulsá-lo, o organismo fere a si mesmo. Por isso, a pessoa pode ter falta de ar, coceira, tosse, diarreia, inchaços, entre outros sintomas. Em casos mais graves, é possível que ela tenha choque anafilático. Dessa forma, é necessário cortar definitivamente da dieta o alimento que provoca alergia.

Seja a melhor versão de você mesmo!​
Você sabia que a Nutrire pode fazer muito por você e pela sua saúde? Venha conversar com a gente!

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM A NUTRIRE!