Blog > Dicas Práticas

Controle os níveis de colesterol

Controle os níveis de colesterol

O que é colesterol? É um tipo de gordura existente no organismo, essencial para o bom funcionamento dos órgãos. Ele compõe a estrutura das células do nosso corpo, principalmente as do cérebro, músculos, nervos, pele, intestino e coração. O colesterol é responsável por produzir alguns hormônios, vitamina D e ácidos biliares, ajudando na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fornecido pelo fígado e 30% é adquirido pela alimentação.

Você provavelmente já ouviu falar de HDL (gorduras de alta densidade) e LDL (gorduras de baixa densidade). O HDL também é chamado de “gordura boa”, pois chega ao fígado sem passar pelas artérias; já o LDL faz o contrário: deposita gordura nas artérias e as entope. O problema, portanto, reside no excesso do colesterol LDL. Como resultado do entupimento, podem ocorrer casos de aterosclerose, angina (dor no peito), infarto do miocárdio e derrame.

Alguns fatores de risco podem dar um alerta: se você possui casos na família de parentes de primeiro grau que sofreram de colesterol alto, atenção! Outros elementos como idade, diabetes, hipertensão, bebida em excesso e fumo também precisam ser levados em conta.

Para evitar esse mal, a prática de exercícios físicos e a redução do sobrepeso são essenciais. Recomenda-se os exercícios aeróbicos por 40 minutos, quatro ou cinco vezes por semana.

Reduza o consumo de alimentos que contenham produtos de origem animal, como carnes (principalmente as vermelhas e as de porco), frutos do mar, leite e derivados, linguiça, salsicha, presunto, gema de ovo, folhados, biscoitos amanteigados, sorvetes, fast foods, manteiga, biscoitos recheados e outros. Sempre que possível, troque as gorduras saturadas por poli-insaturadas.

Consuma bastante legumes, frutas e nozes. Alimentos que contêm fibras, como a aveia, ajudam a controlar o colesterol. É recomendável a ingestão de duas a três colheres por dia de aveia. Outros coringas nesse controle do colesterol são o alho (contem alicina, que reduz os níveis de LDL) e a canela.

Seja a melhor versão de você mesmo!​
Você sabia que a Nutrire pode fazer muito por você e pela sua saúde? Venha conversar com a gente!

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM A NUTRIRE!