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Como substituir alimentos para ter mais saúde

Você pode fazer substituições no seu cardápio e também nas receitas caseiras:

  • Troque os cereais brancos por integrais, pois estes possuem fibras que ajudam a fornecer energia, melhoram o funcionamento do organismo e ajudam na perda de peso.
  • Prefira o açúcar mascavo ou demerara ao açúcar refinado/de confeiteiro. Quanto menos processado, melhor.
  • Em receitas, é possível também usar outros ingredientes no lugar dos ovos. Se os ovos têm a função de ajudar no crescimento, troque por 1 colher de sopa de vinagre misturado com 1 colher de sopa de fermento em pó (referente a 1 ovo). Se eles têm a função de dar liga, substitua por 1 colher de sopa de linhaça em 3 colheres de sopa de água (referente a 1 ovo).
  • Para os adeptos das dietas sem glúten, a farinha de trigo pode ser substituída por farinha de aveia, de amêndoa, de arroz, de linhaça, de grão de bico, entre outras.
  • A ricota e o queijo minas são ótimas opções para os queijos mussarela e prato. Em patês ou sanduíches, acrescentam leveza e não costumam pesar no estômago.
  • Você pode trocar o leite integral por leite sem lactose ou leite de soja. Na maioria das receitas, não faz diferença no gosto.
  • Sempre que possível (e viável), troque os óleos de cozinha (soja, milho, girassol, canola) pelo azeite de oliva extra virgem.

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