Você pode fazer substituições no seu cardápio e também nas receitas caseiras:
Troque os cereais brancos por integrais, pois estes possuem fibras que ajudam a fornecer energia, melhoram o funcionamento do organismo e ajudam na perda de peso.
Prefira o açúcar mascavo ou demerara ao açúcar refinado/de confeiteiro. Quanto menos processado, melhor.
Em receitas, é possível também usar outros ingredientes no lugar dos ovos. Se os ovos têm a função de ajudar no crescimento, troque por 1 colher de sopa de vinagre misturado com 1 colher de sopa de fermento em pó (referente a 1 ovo). Se eles têm a função de dar liga, substitua por 1 colher de sopa de linhaça em 3 colheres de sopa de água (referente a 1 ovo).
Para os adeptos das dietas sem glúten, a farinha de trigo pode ser substituída por farinha de aveia, de amêndoa, de arroz, de linhaça, de grão de bico, entre outras.
A ricota e o queijo minas são ótimas opções para os queijos mussarela e prato. Em patês ou sanduíches, acrescentam leveza e não costumam pesar no estômago.
Você pode trocar o leite integral por leite sem lactose ou leite de soja. Na maioria das receitas, não faz diferença no gosto.
Sempre que possível (e viável), troque os óleos de cozinha (soja, milho, girassol, canola) pelo azeite de oliva extra virgem.